01 O que é a Imersão em Empreendedorismo e Comunicação para Psicólogos?

    É um programa intensivo de aprendizagem teórica e prática para psicólogos e estudantes da área que desejam aprender a organizar seu trabalho de forma mais estratégica e planejada para oferecê-lo ao mercado, especialmente no que diz respeito a aspectos de empreendedorismo e comunicação.

    De forma bem direta, nesta imersão você vai entender como "embalar" o seu trabalho com a psicologia de forma que ele fique muito mais interessante e claro para as pessoas ao seu redor , aumentando assim suas chances de atrair mais clientes/pacientes, tudo completamente dentro dos preceitos éticos da profissão.

    02 Quem pode fazer a imersão?

    Psicólogos e estudantes da área a partir do 5º período.

    O mais importante é entender que esta formação é focada em quem quer desenvolver uma carreira "independente", seja na clínica, seja em consultoria ou como profissional que trabalha com cursos, workshops e palestras.

    Colocamos o 5º período como "ponto de corte" apenas para garantir que aluno já tenha algum conhecimento sobre a psicologia e possa assim aproveitar melhor o workshop.

    * Profissionais de áreas como pedagogia, psicopedagogia e educação, podem participar, mas neste caso precisaremos analisar o caso específico de cada um.

    03 O que, exatamente, você vai aprender nesta imersão?

    Você vai aprender um conjunto amplo de técnicas para organizar, embalar e oferecer seu conhecimento como psicólogo. Só que não se trata de uma venda tradicional, no típico modelo comercial que vemos em outros negócios.

    Não é assim que funciona na psicologia.

    As técnicas não incluem nenhum tipo de “venda ativa” ou manipulação interesseira de pessoas para comprarem seus serviços. Trata-se, na verdade, de criar formas para fazer com que as pessoas conheçam seu trabalho e venham espontaneamente procurá-lo, caso isto se mostre como benéfico para elas.

    Um dos pilares do método é o que chamo de “manifestação de conhecimento”.

    Ele consiste basicamente em aprender a gerar conteúdo através de formatos específicos e em determinada ordem, de maneira que você crie um campo de atração que naturalmente traz as pessoas até você.

    Dito em tópicos, na imersão você vai, entre outras coisas:

    · Descobrir como escolher um público específico para concentrar sua atenção profissional;
    · Descobrir como mostrar o real “valor” do seu trabalho para as pessoas, de forma que todos compreendam isso;
    · Aprender a identificar e comunicar os benefícios detalhados do trabalho que você faz ou pretende fazer;
    · Descobrir formas de aumentar sua competência em seu campo de atuação;
    · Desenvolver mais segurança profissional e transmitir mais confiança ao falar ou escrever sobre seu trabalho;
    · Entender como transformar seu conhecimento em produtos e serviços que vão além da psicoterapia tradicional;
    · Aprender a se divulgar de forma eficaz, ética e gastando muito pouco dinheiro;
    · Entender melhor como cobrar por seus serviços de forma que você seja valorizado e não perca clientes;
    · Descobrir como usar as redes sociais para criar presença e credibilidade, sem incomodar as pessoas ou forçar a barra;
    · Descobrir como construir reputação através da maneira como você se expressa, sem ter que “encenar” um personagem;
    · Organizar-se de forma prática para conduzir sua rotina e mensurar o alcance de resultados.

    Quer ainda mais detalhes? Então dê uma olhada no que veremos em cada um dos módulos:

    Módulo 1 - Posicionamento de Mercado

    No primeiro módulo vamos direto ao ponto. De cara você vai entender o conceito de posicionamento de mercado e como ele se aplica à realidade de um psicólogo. É aqui que você vai aprender a identificar o nicho, que é o segmento específico do mercado a ser atendido. Vai aprender também a construir o que eu chamo de “proposta de valor”, e a evidenciar claramente para as pessoas os reais benefícios de seu trabalho.

    Módulo 2 - Estabelecendo as bases de sua atuação

    Depois de escolher seu nicho e ter sua proposta de valor muito clara, é hora de começar a se preparar e estruturar seus produtos e serviços. Neste segundo módulo vamos falar de como se tornar extremamente competente em seu nicho de atuação, e refletir sobre o papel da autoconfiança no sucesso de cada um. É aqui que o aluno começa a construir as bases do que virá pela frente.

    Módulo 3 – Construção e diversificação de serviços

    Muita gente, incluindo os psicólogos, acredita que psicologia é sinônimo de psicoterapia, e não é. Existem diversos serviços e produtos que um psicólogo pode criar com seu conhecimento para ajudar as pessoas de seu público alvo. E estes produtos, além de aumentarem a credibilidade do profissional, ajudam muitas pessoas que não poderiam comprar a psicoterapia.

    Aqui você vai aprender a decompor seu conhecimento em ofertas de valor variadas, e a organizá-las em um sistema lógico que permite a todos se beneficiarem de seu trabalho.

    Módulo 4 – Construindo credibilidade e atraindo clientes

    Depois que você aprender sobre definir seu nicho, tornar-se mais competente nele, e criar seus produtos e serviços, é hora de nos aprofundarmos em algumas estratégias essenciais para que você possa atrair pessoas interessadas em seu trabalho, de forma ética.
    Aqui vamos conhecer o que os melhores profissionais de serviços do mundo fazem para atrair seus clientes/pacientes, sem cair no sensacionalismo.

    04 Eu já li o livro “Psicólogo Empreendedor”, mesmo assim vale a pena fazer a imersão?

    Ótima pergunta. Vamos lá:

    Depende do seu nível de autonomia e habilidade para colocar as coisas em prática. Do ponto de vista dos “conceitos e ideias” você já tem quase tudo no livro, a questão é que a imersão é uma experiência completamente diferente.

    Nela você vai poder interagir, tirar dúvidas, conhecer exemplos e histórias, fazer exercícios de forma orientada, trocar experiências com colegas, enfim, é um formato completamente diferente, com um nível de aprofundamento prático e vivencial que vai muito além da simples leitura de um livro.

    Na verdade, eu diria que a imersão é um belo complemento para quem leu o livro. Não acredita? Vem conferir.

    05 A imersão é adequada para psicólogos clínicos?

    Totalmente. Completamente. Absurdamente. :-)

    Na verdade, a imersão serve para quaisquer psicólogos que desejem desenvolver uma carreira independente trabalhando por conta própria, seja como profissionais liberais ou mesmo abrindo suas próprias empresas.

    Mas posso dizer que os psicólogos clínicos serão especialmente beneficiados, pois o conjunto de técnicas a serem transmitidas vai justamente ao encontro da maior de suas dificuldades, que é conseguir se divulgar e atrair mais clientes para seu consultório sem ferir o código de ética.

    No entanto, reforço que qualquer psicólogo que deseje atuar com treinamentos, palestras ou consultoria, encontrará na imersão muito conhecimento útil e de aplicabilidade imediata em sua carreira.

    Trata-se de um processo que te habilita a entender e aplicar a lógica por trás da venda de “serviços intelectuais”, independentemente de quais forem seus formatos.

    06 Quanto tempo dura a imersão, e qual a carga horária?

    A Imersão tem e etapas, e mais intensa delas é a etapa presencial, que tem 20 horas de duração, divididas em 3 dias de atividades (sexta à noite, sábado e domingo).

    Além desta, existem outras duas etapas. Uma anterior, que consiste na leitura de um módulo preparatório, e uma posterior, que inclui supervisões online. A verdade é que estas supervisões online nunca se esgotam, e você pode participar delas indefinidamente. Mas como precisamos de um parâmetro, seu certificado será emitido com 32 horas de duração.

    07 Na imersão vamos trabalhar a parte de marketing?

    Sim, muito, mas não somente. A base de tudo é o que chamo de postura empreendedora, da qual falei no preâmbulo.

    A imersão foi desenvolvida para ajudar psicólogos a conceberem seu plano de trabalho e se organizarem para fazê-lo acontecer.

    Boa parte do conteúdo é voltado a ações de marketing, mas há muito mais do que isso.

    Falaremos de competências técnicas, segurança profissional, produtividade, competências complementares, e até mesmo sobre autoestima no que se refere à profissão.

    A ideia não é simplesmente te ensinar a se divulgar, e sim ajudá-lo a enxergar sua profissão de uma maneira completamente nova e com muito mais possibilidades.

    A atração das pessoas não se dará através de anúncios seus, e sim da construção de toda uma estrutura interna e externa criada para gerar muita credibilidade.

    De novo: tem muito marketing sim, mas vai além disso.

    08 Existe alguma possibilidade de as técnicas aprendidas infringirem algum aspecto do "Código de Ética" da profissão?

    Não, desde que você use seu bom senso. E este é um ponto muito sério.

    Todo o trabalho foi pensado para que a construção de imagem e a atração de clientes/pacientes seja feita estritamente dentro do que é aprovado pelo Conselho.

    Não há sensacionalismo ou qualquer tipo de apelação. Somos terminantemente contra uma postura agressivamente comercial para serviços de psicologia.

    A base de todo o trabalho é a educação e conscientização do possível cliente.

    As técnicas consistem em encontrar um grupo específico de pessoas (nicho) e educá-las para a importância de cuidarem de seu bem-estar. Nossa abordagem é sempre no sentido de solucionar uma dor real do cliente, ou ajudá-lo a melhorar em algum aspecto que faça sentido para ele, e não criar uma demanda artificial.

    Em hipótese alguma vamos induzir alguém a consumir algo de que não precise ou que não tenha o claro potencial de ajudar.

    É muito importante que você entenda isso: não é um curso que vai te ensinar a empurrar serviços nas pessoas, e sim mostrar a elas o que pode haver de bom na contratação de um psicólogo.

    09 Existe algum momento da carreira mais adequado para se fazer a imersão?

    O critério aqui não é o de "tempo de carreira" e sim o de seus objetivos.

    Esta imersão foi pensada para psicólogos que querem trilhar seu próprio caminho, seja atuando na clínica psicológica ou se estabelecendo no mundo da consultoria, treinamentos e palestras.

    Há apenas uma parcela de psicólogos que, embora possa se beneficiar da imersão, talvez não a aproveite em sua plenitude: estudantes de psicologia que cursam até o 4º período.

    O motivo é que, embora as técnicas sirvam igualmente para todos, quanto mais próximo você estiver de enfrentar a realidade do mercado, mais acredito que o conhecimento vai fazer sentido.

    Por isso indico que, se você ainda é estudante de psicologia, preferencialmente faça a imersão quando estiver cursando do 5º período em diante.

    Tirando isso, não importa sua idade ou trajetória até agora.

    Na primeira turma tivemos pessoas de 21 até 60 anos de idade. Alguns já atuando na clínica, e muitos outros querendo sair de empregos da área privada e até mesmo – acredite se quiser – da área pública, para se dedicar a uma carreira mais empreendedora.

    10 Quanto tempo após a imersão começarei a ver os resultados em minha carreira?

    Isto vai depender muito de sua dedicação e disposição em colocar em prática o conhecimento, mas o esperado é que entre 3 e 5 meses após a conclusão do curso você já perceba melhoras relevantes em relação a oportunidades criadas e busca por seus serviços.

    Em meus cursos anteriores, alguns alunos já experimentaram uma mudança drástica em suas realidades em poucas semanas, mas não são todos que conseguem os primeiros resultados tão rapidamente.

    A maioria leva alguns poucos meses.

    Já o tempo esperado para que você atinja a maturidade e realmente colha com abundância os frutos criados, é algo entre 12 e 18 meses.

    Sim, não acontece do dia para a noite, e é extremamente importante que você entenda isto:

    A imersão não se trata de uma fórmula mágica que vai lotar seu consultório em 90 dias ou te deixar rico em um semestre. Isso não existe.

    O material, embora denso e bastante completo, é um ponto de partida, uma espinha dorsal na qual você vai se apoiar para desenvolver várias competências que, quando postas em prática, vão gerar os resultados esperados.

    Não há qualquer imediatismo nas técnicas que você vai aprender. Para que elas funcionem em sua plenitude é preciso dedicação, perseverança e um pouco de paciência.

    Sim, há atalhos. Muitos na verdade. Mas todos eles exigem seriedade e atenção para que conduzam aos objetivos esperados.

    Esta é uma imersão voltada a psicólogos que desejam construir uma carreira sólida fazendo o que amam e sendo muito bem recompensados por isso, e não uma fórmula pensada para vender produtos e serviços de uma hora para outra.

    A abordagem é séria e demanda muito trabalho.

    Mas claro, uma vez que você entende isso e se dedica com afinco, as possibilidades são infinitas.

    11 Como, exatamente, será a metodologia e o desenvolvimento do aprendizado?

    Todo o curso está construído e será ministrado tendo como referencial a abordagem andragógica.

    Como disse Franklin Wave: “andragogia é a arte de causar o entendimento."

    A andragogia não ensina simplesmente, ela orienta sobre como aprender. É um processo de mão dupla, em que o aluno não simplesmente absorve o conhecimento, mas se apropria dele na medida em que o relaciona à sua realidade prática.

    Esta lógica considera que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Eles são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em suas vidas.

    O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios:

    1. Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual ganho terão no processo. (Eis a razão deste guia existir).

    2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida, portanto, querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir.

    3. Papel das experiências: para o adulto, suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes.

    4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia-a-dia.

    5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade.

    6. Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.

    Não se trata apenas de um curso teórico em que vou despejar informações na sua cabeça. Estamos falando de troca de experiências e de técnicas contextualizadas às nossas diferentes realidades.

    12 É preciso ter algum conhecimento prévio para fazer a imersão?

    De forma nenhuma.

    Lógico que eu parto do princípio de que você é um psicólogo ou estudante de psicologia. Mas não é preciso ter conhecimento prévio de negócios ou empreendedorismo.

    Obviamente, se você é alguém com mais conhecimento de assuntos como posicionamento de mercado, comunicação e marketing, terá mais facilidade, a princípio, para aplicar algumas técnicas, mas qualquer pessoa, mesmo que jamais tenha ouvido falar em empreendedorismo, tem totais condições de aproveitar o curso.

    Todos os módulos apresentam os assuntos de maneira completa e detalhada, e a forma como eles foram construídos busca manter a atenção dos mais experientes ao mesmo tempo em que orienta claramente os iniciantes.

    13 Qual a diferença desta imersão para outros cursos de Empreendedorismo e Comunicação?

    A diferença é que ela foi completamente criada para a realidade de psicólogos.

    Esta imersão é o ponto alto de um trabalho que começou no ano de 2014, com o psicólogo Bruno Soalheiro, e já se transformou em curso online e até em um livro que hoje é utilizado como referência em algumas faculdades de psicologia.

    Outro ponto muito importante: trata-se de uma imersão bastante prática. Você não vai apenas aprender as coisas teoricamente, você vai compreender, praticar, ver exemplos, debater, e praticar mais.

    É uma experiência vivencial.

    Todos os conceitos, perspectivas e estratégias que você vai aprender já foram aplicados por milhares de psicólogos ao longo dos últimos 5 anos, e agora tudo isso está organizado em um evento vivencial preparado para realmente transformar suas possibilidades dentro da psicologia.

Imersão exclusivamente voltada para a realidade dos psicólogos.

Tel / Whats: 11 98125-2462

suporte@academiadopsicologo.com.br




© 2024 Academia do Psicólogo. Todos os direitos reservados. Uma Formação da Academia do Psicólogo